SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
A exposição tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos.

Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho. A Exposição estará patente até 31 de maio de 2026.
 10/12
Exposição "Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público"
Mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente. Evento desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, trabalha em rede com diversos municípios (ao longo dos anos realizou extensões em Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Loures, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios.
 10/12
Programa Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia até agosto de 2025
O Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem como principal objetivo ser um agente ativo de educação não formal, junto da Comunidade Maiata, especialmente das famílias, das comunidades escolares e das instituições culturais e de solidariedade social, promovendo uma pedagogia em áreas diversas, mas complementares, como as artes, o ambiente e a inclusão social.

Através de inúmeras iniciativas, em que o caráter lúdico é privilegiado, pretende-se estimular a criatividade, proporcionar novos olhares e experiências, desenvolver o sentido crítico, promover o gosto pelas tarefas executadas em equipa, incutir o respeito pela diversidade e estimular as práticas de cidadania.

Todo o programa educativo é pensado para se poder adaptar aos diferentes interesses dos participantes, num contexto em que a imaginação e a criatividade ditam as regras fundamentais para a sua concretização.

Veja aqui o Programa completo
 10/12
Natal no Corim - Exposição “Brinquedos de outros tempos”
Uma oportunidade única a miúdos e graúdos de refletir sobre o rico património cultural e histórico que é o brinquedo, numa visita guiada e comentada.

Parceria com a Câmara Municipal de Valongo, associado da Lipor
 10/12   09:30  
Exposição “Monumentos e Esculturas da Maia”
Até ao final do ano, o Gabinete de História da Câmara Municipal da Maia aborda a arte no espaço público.

Esta deve contribuir para fortalecer a identidade e o reconhecimento das comunidades que dela usufruem, e a Maia não é exceção.

Venha conhecer um pouco dessa realidade monumental que podemos contemplar na nossa Maia.
 10/12
Casa do Pai Natal - 2024
A “Casa do Pai Natal” pretende ser um cantinho mágico para miúdos e graúdos. A presença física do Pai Natal e a possibilidade de falar ou tirar uma fotografia com o “Velhinho de barbas brancas”, proporciona memórias mágicas e únicas.

Não se esqueça de colocar o seu pedido, por escrito ou em desenho, na caixa de correio na Casa do Pai Natal… ele vai andar pela Maia e, certamente, lerá o seu pedido.

E claro, a famosa gargalhada do Pai Natal – Ho Ho Ho – será um dos sons mais ouvidos.
 10/12
Exposição e venda de Natal "Art´Natal"
O evento “ART´NATAL” é uma exposição de diversos artesãos maiatos.

Aqui, poderá encontrar peças natalícias artesanais e belíssimamente produzidas, em materiais como cerâmica, tecido, cortiça, madeira ou papel.

Presépios, grinaldas, decorações para a árvore de Natal, bonecas, bolsas… muitas são as peças únicas e distintivas, que poderá admirar e adquirir, para aquele amigo ou familiar, que adora artesanato.
 10/12
Mercadinho de Natal 2024
O Mercadinho de Natal convida ao encontro das famílias!

Um espaço amplo, decorado com motivos natalícios e diversos stands, onde poderá encontrar artesanato, brinquedos artesanais, presépios, bijuteria e muito mais.

Quem sabe se encontra aqui aquele presente para aquela pessoa especial…

Se não quiser fazer compras, os stands com gastronomia não foram esquecidos e poderá deliciar-se com brigadeiros, gelados artesanais, licores, ginjinha, chocolate quente, crepes, mel e muitas outras tentações gastronómicas.
 10/12
Pista de Gelo, Carrossel e Comboio - 2024
Venha divertir-se nestes equipamentos de acesso gratuito, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho; sozinho, com amigos ou familiares…

Traga as crianças e divirtam-se.

Não se esqueça de registar esses momentos em fotografias únicas e memoráveis… mais tarde será bom revê-las.
 10/12
UIVO 14 – Mostra de Ilustração da Maia
“UM UIVO QUE CONTAGIA”

A Câmara Municipal da Maia promove a 14ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, em exibição nas Galerias do Fórum da Maia e em espaço público.

Tem inauguração agendada para o dia 7 de dezembro, às 18h.

Conheça melhor o Programa.

A UIVO é um evento cultural anual, dedicado à ilustração que visa celebrar e promover o trabalho de ilustradores e artistas visuais nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma para a exibição de ilustração em diversos estilos e formatos e para o fomento do pensamento sobre a ilustração contemporânea.

Com curadoria e programação de Cláudia Melo, esta edição apresenta-se como “UM UIVO QUE CONTAGIA” com uma estratégia de disseminação da Ilustração para além das galerias do Fórum da Maia e com novas rúbricas de programação, apostando em projetos mais participados e realizados com a colaboração das comunidades, e muitas novidades.

IMAGENS e PATOLOGIAS é o tema da Mostra deste ano, que explora a condição da Imagem contemporânea através de categorias como a ilustração analógica (interrogando a necessidade de a ela voltarmos ou nela permanecermos), contrapondo com a imagem digital, a manipulação tecnológica, o uso crescente de inteligência artificial para a criação de imagens e uso recorrente de filtros e ferramentas digitais para gerar a “imagem perfeita”. Por outro lado e de forma mais metafórica, abordam-se as representações visuais que exploram ou refletem aspetos perturbadores, disfuncionais ou utópicos, da condição humana.

Os conceitos de desgaste, verdade e tempo da imagem, crítica social, simulacro, ficção, universos paralelos, imagens geradas por IA, imposição da imagem (espaço público e mass media), manipulação, deepfake-cheapfake são constantes nas obras dos 25 artistas nacionais e internacionais representados na exposição e nas intervenções da programação paralela.

A arte, neste caso específico, a ilustração, torna-se assim um espaço vital para a crítica e a reflexão sobre a nossa relação com a imagem e o mundo.

Artistas

Ana Biscaia, André Carrilho, Andrei Riabovitchev, Bruno Borges, Chris Maestas, ClownVamp, Cristiano Salgado,Cristina Viana, Dejan Ilic, Elena Lazutina, Gonçalo Viana,Henry Daubrez, Jess Macormack, Katie Morris, Luís Louro, Margarida Olo, Mariana Neves, Mário Moura, Oficina Arara, Osmani Simanca, Paula Delecave, Pedro Brochado, Pedro Lourenço, Pedro Simões, Ricardo Gritto e Zac Krevitz.

 
 10/12
Comemoração dos 30 Anos da Biblioteca Municipal
Em dezembro celebra-se o 30.º aniversário da Biblioteca Municipal. A Biblioteca encontra-se em funcionamento desde o início de 1994, tendo sido oficialmente inaugurada no dia 13 de dezembro.

Para assinalar esta data especial, estão previstas um conjunto de atividades em torno da promoção do livro e da leitura:


• Exposição: 30 Anos: Breve Linha do Tempo da Biblioteca Municipal

• Oficina de Postais Pop-UP

• Mesa  redonda:  «Sinergias  e  desafios  das  Bibliotecas  Escolares  e  das Bibliotecas Municipais»

•Descerramento de placa comemorativa | Cantar os parabéns à Biblioteca

•Recital de poesia e harpa com Paulo Pires

•Hora do Conto especial com formandas da Formação «Marionetas de vara»

•Espetáculo para famílias: «Marionetas de Circo»

•Apresentação da Revista da Maia 2024

Venha festejar connosco.
 10/12
Exposição Pop-up em 4+1
Numa exposição com obras cuidadosamente escolhidas, é proporcionado ao visitante uma experiência imersiva no universo dos livros pop-up, onde o design engenhoso se alia à narrativa visual para criar um efeito tridimensional surpreendente. A exposição convida os visitantes a redescobrir o fascínio do livro enquanto objeto artístico e interativo, oferecendo uma viagem única pelo mundo dos livros animados e reforçando o encanto da leitura sob uma nova perspetiva.
 10/12
Exposição “30 anos: Breve Linha do Tempo da Biblioteca Municipal”
A exposição, pretende celebrar três décadas de história e dedicação à literatura, à cultura e ao conhecimento na nossa comunidade.

Ao longo dos últimos anos, a Biblioteca Municipal tornou-se um espaço de encontro, de aprendizagem e de inspiração, promovendo o acesso livre à informação e incentivando o gosto pela leitura para todas as idades.


Esta linha do tempo convida o público a revisitar alguns dos momentos mais marcantes: desde a sua génese até às diversas transformações que ocorreram para se adaptar às exigências e descobertas dos novos tempos. A exposição destaca episódios, projetos e iniciativas de promoção do livro e da leitura, e também de eventos culturais que ajudaram a fazer a sua trajetória, reforçando o papel essencial da Biblioteca Municipal como centro cultural de educação informal e lazer. Uma viagem no tempo que homenageia a memória coletiva e inspira as gerações futuras a continuarem.
 10/12
Coleção Fora do Cofre - Reflexos do Imaginário
Desvendando tesouros: Obras de Arte da Coleção da Câmara Municipal da Maia

A Câmara Municipal da Maia promove, entre 3 de dezembro e 23 de fevereiro, no Fórum da Maia, uma nova mostra “Coleção Fora do Cofre”. Nesta quinta edição, iremos transformar o espaço através das mais fascinantes ilustrações.

A Ilustração é uma forma de arte visual que pode comunicar ideias, contar histórias e expressar emoções de uma maneira única. Além de sua função estética, pode também ter um papel informativo. A Ilustração pode variar em estilo, técnica e propósito, desde ilustrações infantis vibrantes até peças mais abstratas ou conceptuais. É uma forma versátil de expressão que permite que artistas traduzam as suas visões de maneiras que podem impactar o espectador de forma profunda.

Reflexos do Imaginário é uma exposição de Ilustração que convida o público a explorar os diversos mundos que habitam a mente humana. Por meio de uma seleção cuidadosa de obras, a exposição irá destacar o papel da imaginação na criação artística, apresentando ilustrações que refletem sonhos, memórias e fantasias.
 10/12