2022-02-24 | Notícias
O Carnaval é só mais uma excelente oportunidade para desfrutar de tudo o que a Maia tem para lhe oferecer! Se vai aproveitar para tirar umas mini-férias, temos várias sugestões para rentabilizar o tempo da melhor maneira e assim ter mais tempo de qualidade em família. Anote já as nossas sugestões!
Tem cultura, natureza, gastronomia, desporto, e muito mais, para aproveitar melhor o tempo em família, ou com o seu grupo de amigos mais chegados, e brincar ao Carnaval de uma forma diferente, mas igualmente divertida.
A CULTURA ESTÁ BEM E RECOMENDA-SE
Na Maia nào terá dificuldade em encontrar eventos culturais diversos e bastante ricos para desfrutar de uma experiência altamente enriquecidora. Por exemplo, já este sábado, o Cineclube da Maia proporciona mais uma sessão de cinema, com o filme "Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar" de Marcelo Gomes.
O tema nào podia ser mais atual, nào é verdade? Sábado, às 21h30, no Auditório Municipal Venepor.
Mas há mais. Na Praça Dr. José Vieira de Carvalho tem à sua espera uma exposição muito especial. A Exposiçào Fotográfica "Terra de Sonhos" - Ser Mulher na Índia Rural da fotógrafa Cristina García Rodero está em exibiçào até dia 4 de março. Aproveite e faça uma visita guiada no fim de semana: sábado, das 17h às 18h e domingo, das 11h às 12h.
Temos ainda mais duas exposições para si: Exposiçào “Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa” e "Uma Maiata por África”. A primeira em exibição na Galeria da Quinta da Caverneira, dá-lhe a conhecer testemunhos, imagens, e materiais gráficos, que ajudam a relembrar 40 edições num ambiente festivo, que é intrínseco ao Festival. A segunda está em exibição no TECMAIA, até 31 de março, e dá-lhe a conhecer a história de Cristina Sousa, uma maiata que desde cedo sentiu em si uma vontade de ajudar o outro e, inserida no espírito de missão, partiu para África como leiga missionária. Qual vai ver primeiro?
A MAIA É UMA EXPERIÊNCIA EM SI MESMA
Sabe porquê? É fácil, porque a diversidade de atividades que pode experimentar é tanta, que só umas mini-férias ficam curtas para fazer tudo! Montar a cavalo, fazer escalada, experimentar o trail running, descobrir a emoçào do BTT, contactar com diferentes espécies de animais no Parque Zoológico ou colocar a adrenalina no máximo com um salto de Skydiving, são tudo possibilidades bem reais no nosso território!
Quer saber mais? Clique AQUI, descubra o nosso top 10 de experiências e faça a sua seleçào para estes dias de folia!
UM PIQUENIQUE RODEADO DE NATUREZA
Numa altura em que ainda se recomenda o máximo de precaução, os piqueniques tornaram-se nos preferidos de muitos para celebrar datas especiais ou simplesmente estar com um maior número de entes queridos, num ambiente mais seguro. Na Maia os Parques Verdes são uma presença que se faz sentir, em variedade e qualidade. Esta é também uma boa oportunidade de conhecer algumas das iguarias do comércio local maiato. Para compor o seu cesto de piquenique, que pode escolher na loja Sabana, a DaJoana prepara-lhe tudo, baseada em produtos 100% caseiros, mas pode também descobrir as delicias de várias pastelarias, como por exemplo O Jesuíta, o D’Alma Artesanal, o Vermoinho ou a Confeitaria Miramaia, e por fim é só escolher AQUI o parque e estender a toalha!
Tendo em conta as previsões meteorológicas, reserve esta atividade para domingo ou segunda-feira, onde o sol vai ser uma companhia mais certa.
UMA SUGESTÃO DOIS EM UM
Se pudesse juntar duas atividades numa só? É essa a nossa sugestão, presente numa visita à Quinta dos Cónegos! Mas já lá chegamos. Esta é uma casa do século XVIII, ao estilo barroco e de forte influência da escola Nasoni. Ligada ao Cabido da Sé, era local de descanso e veraneio da Igreja. Uma visita à Quinta dos Cónegos começa pelo seu exterior. A casa desenvolve‐se por uma grande extensão, em que vários volumes de construção se unem.
A influência barroca pode ser apreciada nas várias arcadas e no desenho do conjunto das escadas. A rodear a casa encontra‐se uma ampla área verde, que apresenta vários elementos de água. E é aqui que chegamos à outra atividade inserida nesta visita, pois até junho, encontra aqui em exibição a Exposição “Biodiversidade Urbana na Maia”! Esta exposiçào resulta de uma parceria entre o Município da Maia e a Fundação de Serralves, no âmbito do Programa de Exposições Itinerantes de Serralves. Os trabalhos sào da autoria do conceituado fotógrafo Jorge Sarmento. Imperdível!
PERCURSOS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Seja a Pé pela Cidade, pelo Percurso do Centro Histórico do Castêlo da Maia e pelo de Pedrouços e Águas Santas ou pela rota da Arquitetura, em todos eles ficará a conhecer muito mais sobre o território, de uma forma que dificilmente alguma vez se esquecerá. No primeiro, irá fazer um passeio por edifícios urbanos, parques e locais históricos, localizados bem no centro da Cidade da Maia. Saiba mais AQUI.
No segundo irá conhecer a freguesia que já foi o centro administrativo da Maia. Aqui tem muitos pontos de interesse para descobrir, como a Quinta da Gruta, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia ou o Monte de Santo Ovídio.
Locais em que a intervenção humana é visível, em sintonia com outros mais naturais. No Percurso de Pedrouços e Águas Santas, o itinerário que se percorre é uma oportunidade para encontrar sítios onde a história do território se fez e onde convivem mais parques urbanos e outros, em que a arquitetura merece destaque, como a Casa do Alto, a Quinta da Caverneira ou a Casa do Corim, por exemplo. Se a sua ideia é passear pela Arquitetura em específico, entào já temos o seu roteiro preparado. Veja tudo AQUI!
ROTEIRO GASTRONÓMICO
A riqueza gastronómica do concelho é tão grande, que pode perfeitamente traçar um roteiro à medida das suas preferências (Veja AQUI)! Aqui vai ser surpreendido/a pela cozinha tradicional maiata, onde se incluem pratos típicos como o Bacalhau à Lidador, o incrível Cabrito à Maiata, a suculenta Vitela Assada, as magníficas carnes matutadas ou especialidades como a Bola de Cebola ou a Broa de Milho.
Além da comida tradicional, pode fazer uma mini viagem pelo mundo, sem sair da Maia. Cozinha Asiática, Goesa ou Italiana, estào todas muito bem representadas. E claro, como não podia deixar de ser, as Francesinhas (veja AQUI) e as Tapas (veja AQUI), que fazem as delicias entre grupos de amigos, também estào em grande destaque.
Como vê, pode aproveitar para brincar ao Carnaval e em simultâneo conhecer um território com tanto para oferecer. Com ou sem disfarce, já estamos à sua espera!
“Na Maia, sorria para a vida!”