2022-03-30 | Notícias
Música, teatro, exposições, é só escolher! Maia é sinónimo de cultura! Sào muitas as atividades que aqui se desenvolvem ao longo do ano. Exposições, espetáculos de música ou teatro, entre muitas mais, marcam a vida deste território.
A coexistência entre o rural e o urbano permite que tanto se assista a procissões típicas como a manifestações artísticas contemporâneas. Faça a sua escolha e visite-nos!
Seja no Fórum da Maia, na Biblioteca Municipal ou em locais icónicos como a Quinta dos Cónegos ou Quinta da Caverneira, entre outros, a cultura tem um lugar muito especial na Maia, onde a sua visita é sempre bem-vinda!
Escolha os eventos e passe tempo de qualidade na nossa companhia.
HÁ SEMPRE MÚSICA ENTRE NÓS
Festa é sinónimo de música e música é sinónimo de Maia Fest! O Maia Fest Music terá lugar de 12 a 15 de maio, no Fórum da Maia e será composto por quatro concertos imperdíveis! O Festival apresenta nesta ediçào de 2022 artistas nacionais de conhecido percurso musical, como por exemplo, António Zambujo (concerto já esgotado!), Paulo de Carvalho e Clà, a par de Syro, artista revelaçào no panorama nacional. Reserve o seu bilhete antes que esgote e garanta o seu lugar! Bilhetes: https://forummaia.bol.pt/
IR AO TEATRO É COMO IR À VIDA SEM NOS COMPROMETER
Assim dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade e serve de mote para convidá-lo/a para as diversas peças que pode assistir na Maia:
1. "Água Negra – Ministros da Noite” | Teatro falado Dia 7 de abril, às 21h00, na Biblioteca da Quinta da Caverneira, uma dramaturgia a partir da obra "Ministros da Noite - o Livro Negro da Expansào Portuguesa" de Ana Barradas, que pretende dar a conhecer o outro lado da expansào portuguesa, ou quinhentos anos de encobrimentos, subsídios para a desmontagem do discurso oficial que desde a época salazarista tem condicionado a mentalidade portuguesa e que o 25 de Abril nào chegou a pôr em causa. Gratuito.
2. "O Lago” | Teatro a ler Dia 9 de abril, às 11h00, na Biblioteca da Quinta da Caverneira, leitura expressiva de Textos de Teatro para crianças do Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia. Um texto com dramaturgia de Victor Valente a partir do conto de Maria de Lurdes Mendonça, que aborda questões ecológicas, a história de amizade entre um lago e um passarinho. Gratuito.
3. “Peter Pan” | Musical infantil Dia 9 de abril, às 16h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia, na perca uma história de aventura, personagens maravilhosos e viagens pelos sete mares! Um clássico intemporal, que tem cativado e inspirado diferentes gerações, ao longo de vários anos. A nào perder! Bilhetes à venda na bilheteira online.
4. Trilogia – “A Identificaçào de um (o meu) País!” Dias 21, 23 e 25 de abril, no Grande Auditório do Fórum da Maia, pode assistir a três peças do Teatro Art’Imagem, inseridas nas comemorações dos 48 anos do 25 de abril! “O fascismo (aqui) nunca existiu!”, “Os anos que abalaram o (nosso) mundo!”, ambos às 21h30, e “Ai o medo que (nós) temos de existir!, às 16h00, sào as peças em exibiçào”. Gratuito.
A MAIA EM EXPOSIÇÃO
A Maia é um território em constante exposiçào, com diferentes histórias para contar em cada local por onde passa. A diversidade é evidente e está bem patente em cada uma destas exposições:
1. “A Maia na Rota das Camélias” Dias 9 e 10 de abril, na Escola Príncipe da Beira, em Gueifàes, nào perca uma exposiçào sobre as flores mais queridas dos maiatos: as camélias! De origem incerta, tema que tem gerado diversas teorias, a verdade é que as camélias fazem parte do exotismo presente em muitos dos jardins da Maia.
Entre a diversidade existente no concelho, destacamos três de forma especial. A mais conhecida é a Angelina Vieira, criada pelo Dr. Germano de Sousa Vieira, de tom roxo-escuro azulado, e que brevemente estará um exemplar junto ao monumento em honra do seu criador. Em tons rosa mimosa, bordada de branco, temos a camélia Príncipe da Beira, que resulta de uma derivaçào da camélia D. Pedro V.
O melhor exemplar está precisamente na escola com o mesmo nome, onde estará em exibiçào a exposiçào anteriormente mencionada, que serve de mote ao desenvolvimento da Rota das Camélias na Maia.
Por fim, destacamos ainda a camélia D. Adelaide Paula, de cor branca com algumas estrias de rosa viva e centro cor de camurça, sendo que este exemplar único pode ser visto ao vivo na Quinta dos Cónegos!
2. "No Vasto Universo das Imagens" Até 17 de abril, esta exposiçào, com curadoria de José Maia advém de uma seleçào de obras do núcleo de Arte Contemporânea cujo coletivo, adquirido no âmbito das inúmeras exposições promovidas pelo Município da Maia, resulta da sua política cultural, assente na promoçào e incentivo de jovens talentos, evidenciando, sempre que possível, os maiatos. A exposiçào compreende um percurso entre o Fórum da Maia, os espaços circundantes, o edifício da Câmara Municipal e Parque Central.
3. “Casa do Alto - 25 anos” O Complexo Municipal da Casa do Alto celebra 25 anos! Estào programadas inúmeras atividades para serem realizadas ao longo do ano, sendo esta a primeira, uma Exposiçào de Fotografia, que estará patente ao público até 25 de abril.
4. 'Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa' Até 30 de abril, cantamos os parabéns numa celebraçào simbólica na ediçào deste ano, com uma exposiçào/performance de celebraçào destas memórias. Entre testemunhos, imagens, e materiais gráficos, esta é uma exposiçào que relembra as 40 edições num ambiente festivo, que é intrínseco ao Festival. Com a curadoria de José Maia. Na Galeria da Quinta da Caverneira.
5. “Biodiversidade Urbana na Maia” A decorrer na Quinta dos Cónegos uma exposiçào sobre a biodiversidade do concelho. Os trabalhos sào da autoria do conceituado fotógrafo Jorge Sarmento. Esta exposiçào resulta de uma parceria entre o Município da Maia e a Fundaçào de Serralves, no âmbito do Programa de Exposições Itinerantes de Serralves. A nào perder!
Seja qual for o evento, ou eventos, que escolha assistir, aproveite ainda para descobrir os melhores sabores da Maia!
Aqui encontra todo o tipo de sugestões gastronómicas, desde a comida tradicional, passando por sabores de outros continentes, a oferta é vasta, como pode comprovar AQUI.
As Francesinhas (clique AQUI), bem como as Tapas (clique AQUI) também estào, como é óbvio, em destaque.
Visite-nos e desfrute! “Na Maia, sorria para a vida!”