2024-07-25 | Notícias
Santiago, santo padroeiro de Espanha, assinala hoje, dia 25 de julho, a sua festividade.
O apóstolo Santiago, irmão de S. João Evangelista, filho de Zebedeu e Maria Salomé, dedicou parte da sua vida a propagar a doutrina de Cristo na península Ibérica; depois de regressar à Terra Santa, foi martirizado (degolado), tendo os seus restos mortais sido trazidos pelos seus seguidores, e enterrado secretamente num bosque próximo à atual Compostela. Assim permaneceu até ao século IX e ter sido descoberto pelo eremita Pelayo.
Santiago personifica também a ajuda divina aos espanhóis na batalha de Clavijo (La Rioja 23 de maio de 844).
Desde a descoberta do seu túmulo até à atualidade, milhões de peregrinos das mais diversas proveniências e crenças, têm realizado a peregrinação a Santiago.
Pela importância do dia 25 de julho como data oficial da celebração do dia de Santiago (sempre que a mesma coincide com um domingo, a cada 6, 5, 6 e 11 anos respetivamente), estes anos denominam-se de anos Santos Compostelanos, e desde o século XV (1428 ou 1434) por Bula Papal, são concedidas indulgências plenárias a quem peregrinar a Santiago de Compostela.
Na Maia, a principal celebração acontece na paróquia de São Tiago de Milheirós.
A primeira abordagem que a Maia fez aos Caminhos de Santiago, ocorreu em 2009, através de um trabalho colaborativo entre a autarquia, O CCDR-N, a AMP, Governo da Galiza, o Xacobeo e vários municípios do norte de Portugal. Este evento tinha como principal objetivo a promoção e divulgação da celebração do Ano Santo Compostelano de 2010.
Num processo inicial, com ligeiras aproximações de vontades de alguns municípios, em 2013, começa-se a delinear a estrutura de municípios com interesse na concretização do Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa, envolvendo os dez municípios – Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
A primeira fase dos trabalhos foi essencialmente técnica: investigação, levantamento dos percursos, adequação dos mesmos à atualidade, partilha de informação e muito importante, a ligação entre todos os municípios, o que permitiu uma continuidade de percurso, uma mesma matriz identitária. A Maia tem estado presente em todo o processo, e é no nosso território que dois importantes acontecimentos decorreram e que contribuíram decisivamente para a materialização deste projeto.
Em dezembro de 2020, numa reunião na Quinta dos Cónegos, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte assumiu a coordenação do processo de certificação e, em 2021, em Moreira, na Igreja Conventual de S. Salvador, nos antigos claustros do Mosteiro, demos vida à memória coletiva dos que por aqui passaram através da exposição “O Peregrino no Caminho”.
Foi também na Igreja de Moreira, que a 25 de julho de 2021 foi celebrado o Acordo Institucional entre a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e os 10 municípios do Caminho da Costa, para a concretização do processo de certificação do Caminho.
No último triénio e como forma de promoção dos 3 caminhos devidamente implementados, foram realizados concertos e outras ações promocionais, com destaque para os concertos realizados no aeroporto, principal entrada de peregrinos, que fazem os caminhos portugueses.