SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho.
 31/10
Bookcrossing no TECMAIA
O TECMAIA deu início a uma nova iniciativa que promove a partilha de conhecimento e o gosto pela leitura: um espaço de Bookcrossing aberto a toda a comunidade do Parque. A ideia é simples qualquer pessoa pode deixar um livro e, em troca, levar outro consigo, incentivando a circulação sustentável e a partilha.

No sentido de contribuir para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para o de Consumo e Produção Responsáveis e para o de Cidades e Comunidades Sustentáveis, o espaço de partilha gratuita de livros usados estará permanentemente no piso de entrada do edifício de serviços e a sua utilização terá apenas uma regra: levar um livro e deixar outro.
 31/10
Mês da Arquitetura da Maia 2025
A exposição do Mês da Arquitetura da Maia 2025 será este ano dedicada à arquitetura pública de José Carlos Loureiro e estará patente no Fórum da Maia — edifício da autoria do próprio arquiteto — de 26 de setembro a 2 de novembro.

A mostra destacará 44 obras representativas da produção de José Carlos Loureiro e do Atelier GALP, referentes a projetos de equipamento público. Serão apresentados desenhos, fotografias originais do arquiteto — que documentava metodicamente as suas obras — e de fotógrafos por si contratados, bem como maquetas especialmente produzidas para a exposição, de modo a ilustrar a qualidade formal e compositiva dos edifícios. Um percurso biográfico ilustrado e uma entrevista ao arquiteto, filmada por um dos curadores, completarão a mostra.

O Mês da Arquitetura da Maia 2025, promovido pela Câmara Municipal da Maia, tem curadoria de Luís Martinho Urbano e Joaquim Vieira de Magalhães e integra-se nas comemorações do centenário do nascimento de José Carlos Loureiro. O projeto LOUREIRO 100, uma iniciativa conjunta da Fundação Marques da Silva, do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e da Câmara Municipal da Maia, apresentará um programa de atividades que inclui exposições, conferências, visitas e a publicação de um livro dedicado à sua vasta obra.

A inauguração está agendada para o dia 26 de setembro, às 21h30, no Fórum da Maia.
 31/10
Peça do mês de outubro 2025
Fragmento de fundo de recipiente de cerâmica, proveniente do Castelo de Avioso, Monte de Santo Ovídeo

Este objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”
 31/10
Exposição do Mês da Arquitetura da Maia 2025
"Sempre me preocupei com que a arquitetura que faço seja capaz de contribuir para que as pessoas se sintam bem, que as ajude a ser um pouco mais felizes." – José Carlos Loureiro

A exposição do Mês da Arquitetura da Maia 2025 é, este ano, dedicada à arquitetura pública de José Carlos Loureiro, e estará patente de 26 de setembro (inauguração às 21h30) a 2 de novembro no Fórum da Maia, um edifício com autoria do próprio arquiteto.

Desde a sua primeira obra, um hospital, até aos últimos projetos para universidades, José Carlos Loureiro desenhou uma multiplicidade de equipamentos coletivos.

Esta componente da sua obra construída, para além da inquestionável qualidade arquitetónica, é paradigmática da forma como os seus edifícios estabelecem continuamente uma intensa relação com os locais onde se implantam, quer sejam cidades ou paisagens naturais.


Programa paralelo:

- inauguração às 21h30, 26 de setembro no Fórum da Maia.

- 27 setembro, 17h, visita guiada com os curadores.*

- 5 outubro, 10h, oficina para famílias.*

- 25 outubro, 15h, visita ao Fórum da Maia, Polo de Serviços da Maia e ISMAI.

- 30 outubro, 18h, visita guiada com os curadores e lançamento do catálogo da exposição.*


* Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através do email: infocultura@cm-maia.pt
 31/10
Vem conhecer a tua Biblioteca - outubro 2025
Visita guiada

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação. 
 31/10
Contos Contigo Conto - outubro 2025
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Não tenhas medo, Lobo Mau!” de Clara Cunha e para os mais pequeninos, “O Doutor tiradores” de Suzana Ferreira.
 31/10
Coleção Fora do Cofre - "Perspetivas em Óleo: A Expressão de António Pato"
Em "Perspetivas em Óleo: a Expressão de António Pato", apresentamos uma paleta de cores vibrantes que ganha vida nas telas a óleo, revelando a intensidade e a singularidade da expressão deste artista, que através das suas pinceladas nos faz mergulhar nas suas paisagens.
 31/10
“A arte na pré-história” - outubro 2025 - Oficina para Famílias e Escolas
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para famílias.
 31/10
People In Motion | A nova exposição da Fundação Livraria Lello
Desde 26 de setmbro que o Mosteiro de Leça do Balio recebe People In Motion, a nova grande exposição da Fundação Livraria Lello.

Depois de Act the Thought – que conquistou distinções nacionais e internacionais, incluindo o prémio de Melhor Exposição no European Design Festival 2025 –, a Fundação pretende voltar a surpreender com uma proposta que cruza arte, literatura e património, projetando o Mosteiro como um espaço de diálogo entre o passado e os desafios contemporâneos.


Com curadoria de Roberto Cremascoli, People In Motion propõe uma reflexão urgente sobre as migrações de pessoas, sementes e ideias. A exposição convida-nos a pensar no impacto humano, cultural e social do movimento, recuperando histórias de viagem e encontros que moldaram comunidades ao longo dos séculos.

O percurso expositivo ocupa os espaços monumentais do Mosteiro, integrando-os numa narrativa visual e sensorial que combina escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance. Entre os artistas e autores convidados destacam-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros, que apresentam obras e olhares originais sobre o tema do movimento.

Localizado nos Caminhos de Santiago e integrado na Rota da Arte Contemporânea, na Rota dos Mosteiros e na Rota dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio reforça-se como palco de experiências culturais únicas, onde a memória e a contemporaneidade se encontram.

People In Motion não é apenas uma exposição: é um convite a refletir sobre fronteiras, identidade e partilha cultural, afirmando o compromisso da Fundação Livraria Lello com a valorização do património, a promoção da literatura e a construção de uma cultura viva, plural e transformadora.
 31/10
Exposição “Olhares sobre o Mosteiro – Regards de France”
Uma mostra artística que reúne obras dos alunos do Atelier des Noctambules, de Paris, sob a orientação da artista e professora Nathalie Afonso.

Um diálogo entre Portugal e França, entre o olhar contemporâneo e a herança histórica do Mosteiro de Moreira.


Inauguração agendada para o dia 25 de outubro, às 10h30.
 31/10
Halloween Night - Ânima Bar
Há noites que não acabam com o amanhecer… esta é uma delas!

As almas dançam, as sombras vibram… DJ Ficken está no Ânima


Prémios surpresa para a “Melhor fantasia” e “Pior fantasia”
 31/10   22:00  
Formação certificada “Fabrico Artesanal de Papel”
 

A Câmara Municipal da Maia tem assumido um papel importante na promoção e divulgação das artes e da cultura, designadamente na área da formação. Em parceria com o CEARTE – Centro de Formação para o Artesanato e Património, irá disponibilizar a formação gratuita (exceto materiais) “Fabrico artesanal de papel”, ministrada por Teresa Guimarães.

Inscrições (e mais informações) através do formulário

Vagas limitadas.
 31/10
Exposição "Fernando Freitas, o 115”
Nascido em Angola, Fernando Freitas veio jogar para o Belenenses e depois rumou ao FC Porto. Limpava o perigo com uma eficácia ímpar e ostentava a alcunha de "115" devido a esse atributo.

Desde os anos 80 que escolheu a Maia como casa para a vida e contribuiu ativamente para o desporto e a formação humana na região.

Em 2000 fundou uma academia de futebol na Maia, que se transformou num clube, agora designada como Associação Desportiva Escola de Futebol 115.

Fique a conhecer um pouco da vida de um dos defesas mais importantes do futebol português nas décadas de 70 e 80.
 31/10
Exposição: Arquitetura Popular Vista por Artistas Maiatos
A Fundação Gramaxo inaugura no dia 25 de outubro de 2025, pelas 15h30m, a exposição Arquitetura Popular Vista Por Artistas Maiatos, de curadoria de José Augusto Maia Marques.

Na Quinta da Boa Vista, que preserva a memória rural da Maia, inicia-se mais um projeto dedicado à Herança Cultural — Memórias da Arquitetura Popular — que celebra a arquitetura vernacular e o saber das comunidades que a moldaram.

A Fundação Gramaxo convida o público a celebrar o início deste novo ciclo e a reabertura da Casa da Eira.

A exposição está patente até 27 de março de 2026.
 31/10
Vasos Comunicantes II – Inventar sinais | Rever Olhares
Os casos apresentados, históricos e atuais, integram vertentes plásticas sob a invenção de Olhares e Escritas no fio do tempo. Em Vasos Comunicantes, palavras, sinais, caligrafias e alfabetos dialogam com imagens, narrativas e significados.

Artistas confirmam conversas visuais diversas e cúmplices.

Desenhos, pinturas e objetos revelam beleza genuína, refletindo sociedade e natureza, dignificando pessoas. Obras portuguesas e internacionais ampliam identidades e estéticas, enquanto a imagem se transforma em palavra e ação cultural, partilhando mundos além-do-tempo.


Curadoria de Maria de Fátima Lambert
 31/10
Fale conosco WhatsApp