SIGA-NOS:

O que posso fazer hoje?

Uivo - 12ª Mostra de Ilustração da Maia
"Expedições – Do Real e do Fantástico"
Mostra de ilustração e desenho composta por obras de mais de 35 artistas nacionais e estrangeiros: Abel Salazar, Adamastor, Ana Ventura, André Letria, Beatriz Bagulho, Bina Tangerina, Catarina França, Catarina Gomes, Cinara Saiónára, Cláudia Baeta, Cristina Espírito Santo, Daniel Moreira, Delfim Ruas, Dilar Pereira, Eva Evita, Francesco de Aguilar Milanese, Godmess, Jaime Proença Braz, João Lucas, João Simões, Jorge Abade, Lars Preisser, Luís Calçada, Luísa Passos, Mafalda Paiva, Marco Nunes Correia, Mariana Rio, Mi Mitrika, Mura, Natacha Costa Pereira, Pedro Lourenço, Pedro Salgado, Pedro Semeano, Ricardo Cruzes, Ruth Bañon, Sara Feio, Simon Prades, Susana Lemos, #evivaotrauma (Luísa Soeira e Ivo Bassanti), entre outros.
As obras integrantes desta mostra apresentam-se em diferentes expressões e materializações como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, e de carácter instalativo.

Inaugura a 7 de dezembro, às 21h30
 
 06/02
Oficina Teatrinho ao Palco
“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”
As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.
A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.
Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.
Iniciada em 2013, esta é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos.
Inscrições abertas
 06/02
Oficina de Teatro da Maia
A Oficina de Teatro da Maia (OTM) é uma iniciativa conjunta do Teatro Art'Imagem e da Câmara Municipal da Maia. Pretende fomentar o espírito crítico, alargar a oferta cultural no concelho e dar continuidade à política de formação de públicos que ao longo de anos temos levado a cabo. É uma proposta pensada para abranger um leque variado de interessados, que vai desde pessoas com alguma experiência teatral até ao simples curioso das artes de palco. Está estruturada em diferentes áreas nucleares para a composição de um espetáculo teatral.
- Interpretação
- Dramaturgia
- Luminotecnia e Sonoplastia
- Produção
 06/02
UIVINHO 5 - Mostra de Ilustração Infantil da Maia
Desenvolvida a partir da 12.ª edição da “UIVO – Mostra de Ilustração da Maia”, a Câmara Municipal da Maia promove a “UIVINHO 5 – Mostra de Ilustração da Maia”.
Nesta 5.ª edição, serão apresentados na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, mais de 200 trabalhos, produzidos nas oficinas temáticas “Caderneta dos Extintos”, concebidas e orientadas por Catarina Gomes e Eva Evita.
A mostra deste ano incidirá sobre as “Expedições - Do Real e do Fantástico” realizadas pelas famílias participantes e pelos estudantes das escolas do concelho da Maia.
 06/02
Peça do Mês - Fundo de recipiente em Bronze
Fundo de recipiente em Bronze proveniente do Castro de Barroso.
O objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”.
 06/02
Exposição de Bordados “Maia com Amor”
O Maia Welcome Center recebe uma exposição “enamorada”. 
“Maia com Amor”, de Maria Helena Silva, mostra bordados em linho com os famosos Lenços dos Namorados e marca o mês de fevereiro como o mais apaixonado do calendário.
Artesã maiata, Maria Helena Silva desde cedo se iniciou na execução manual de trabalhos em malha, renda e bordados, dedicando-se também à criação manual dos tradicionais lenços dos namorados. Estas peças têm o linho como tecido base, onde são bordadas frases de amor e são a expressão mais comum do trabalho do linho. Mas ao longo dos tempos, foram sendo criadas outras expressões que utilizam aquele material como suporte.
Maria Helena Silva personifica essa evolução, com respeito pelo passado. O seu trabalho é reconhecido pela marca “Portugal Sou Eu”, uma prova de qualidade das suas peças e criações.
Nos dias de hoje tenta restaurar algumas “relíquias” e algumas vezes faz réplicas para oferta aos descendentes mais jovens.
Em tempos idos, o linho era motivo de reunião das mulheres, que trabalhavam a planta até obter o tecido, parte obrigatória do enxoval.
Aguardamos a sua visita!
 06/02
Etiquetas
Natureza Gastronomia
O que posso fazer hoje?