SIGA-NOS:

EXPERIÊNCIAS

São várias as escolas que já aderiram ao projeto pioneiro Uma Horta em cada Escola, que consiste na extensão das hortas biológicas da Quinta da Gruta para os espaços exteriores dos estabelecimentos de ensino. Com esta iniciativa pretende-se uma frequente interação dos alunos com a produção agrícola e a perceção dos ciclos anuais de produção. Sempre que possível, os alimentos resultantes das hortas são utilizados como complemento às refeições dos alunos, fortalecendo a noção da dependência do ser humano da agricultura e da importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
 Agendar  01:30
Ao segundo sábado de cada mês, pelas 10 horas, poderá visitar esta casa do século XVIII ao mais puro estilo barroco e com forte influência da escola de Nasoni.

Parte integrante são os belíssimos Jardins por onde não poderá deixar de passear e absorver a natureza envolvente.
A Quinta foi adquirida pela Câmara Municipal da Maia e é cada vez mais um espaço de fruição social e cultural.

Esperamos por si!
 Agendar  01:30
Rosas, cravos, dentes de leão, cebolinho, calêndulas, entre outras espécies cultivadas em modo de produção biológico, são algumas das espécies que os participantes terão oportunidade de descobrir nas hortas e jardins da Quinta da Gruta, que posteriormente serão utilizados para a produção de uma manteiga de flores comestíveis ou confeção de bolos, iguarias degustadas no local e acompanhadas por uma infusão de plantas aromáticas. Esta iniciativa pretende sensibilizar os participantes para a importância de uma alimentação saudável e diversificada, assente em modos de produção sustentáveis.
 Agendar  01:30

Nesta visita guiada inovadora de contacto direto com a natureza, poderá criar com as suas próprias mãos um queijo fresco e/ou um creme de leite, tendo a possibilidade de se deliciar com o produto final.
No final da visita pode adquirir compotas, já os queijos estão sujeitos a encomenda.

A Castelbel é uma empresa portuguesa especializada na produção de artigos perfumados para o corpo e para a casa.
A origem do seu nome reflete a junção de duas características da empresa, a sua origem, Castelo da Maia e sua missão, Beleza.
Fundada em 1999, começou pelo fabrico de sabonetes perfumados de luxo para uma marca americana e aos dias de hoje produz também outros artigos, tais como velas aromáticas, difusores de ambiente, cremes de mãos, loções corporais, artigos para o lar, entre outros.

Em 2006, a Castelbel criou a marca premium Portus Cale, conseguindo assim atingir mais de 50 países em todo o mundo. Os seus produtos destacam-se pela sua qualidade, pela delicadeza das fragrâncias e pelo design das embalagens. Todos os sabonetes da Castelbel são produzidos por métodos artesanais e embrulhados à mão.

Esta empresa está atualmente integrada na rede do Turismo Industrial da Maia, sendo assim possível, através de uma visita, conhecer toda a atividade da empresa.

Estas visitas estão disponíveis em português ou inglês e têm a duração de 1 hora.
 Agendar  01:00
A primeira edição da iniciativa “Rota das Árvores e Jardins da Maia”, que dará a conhecer à população o património natural da cidade, acontece já no próximo sábado, dia 02 de julho, às 15h00, no Parque de Avioso S. Pedro.

Trata-se de um conjunto de visitas, acompanhadas por uma especialista qualificada aos diferentes espaços verdes da Maia, por forma a explorar as paisagens naturais e dar a conhecer as histórias das árvores do território, promovendo a ligação dos maiatos a estes recursos vitais.

A inscrição na atividade é gratuita, mas obrigatória, através do preenchimento do seguinte Formulário de inscrição

O Centro Hípico da Quinta do Mosteiro é um clube hípico situado na Maia - Quinta do Mosteiro, Moreira da Maia - a apenas 12 km do Porto.
A funcionar desde 1998, é um projeto liderado por um grupo de aficionados do mundo hípico, cuja experiência e paixão pelos cavalos garante a qualidade dos diversos serviços aqui prestados. Para além das atividades convencionais de um centro de equitação - aulas dos diversos níveis, aulas de saltos, promoção de passeios a cavalo e hospedagem (com alimentação) de equídeos para sócios do clube - a Equestre do Mosteiro integra ainda um projeto de hipoterapia, em parceria com a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) e a Associação Bomporto (crianças autistas), dedicando-se também à  criação de Puros Sangues Lusitanos.

Dotada de todos os recursos materiais, animais e humanos necessários, a Equestre do Mosteiro permite aos alunos aprenderem não só a montar mas também a cuidar, a aparelhar e a limpar os cavalos. Alimentados com rações de qualidade e a horas certas, os cavalos da Equestre do Mosteiro são felizes e meigos.
Esta é uma receita que pretende recriar e recordar tempos idos, onde cada casa possuía um forno a lenha onde eram confecionados diversos pratos típicos e doces regionais.
Com esta iniciativa pretende-se convidar os participantes a colocar as mãos na massa e a confecionarem um pão doce, degustado na hora e acompanhado por uma infusão com plantas biológicas da Quinta da Gruta.
 Agendar  02:00

O Maia Contemporânea é um circuito turístico que permitirá revelar as mais importantes obras levadas a cabo por alguns dos principais vultos da arquitectura recente no Concelho da Maia. Circuito: - Saí­da do Maia Welcome Center, na Maia; - Visita ao Parque Central da Maia da autoria dos Arquitectos Alfredo Ascensçào, André Santos e Laura Tavares; - Visita ao arranjo urbaní­stico da Praça Doutor José Vieira de Carvalho da autoria do Arquitecto Eduardo Souto Moura; - Visita à Torre Lidador da autoria do Arquitecto António Machado; - Visita exterior ao Edifício de Habitaçào Colectiva na Maia (Atrium) da autoria dos Arquitectos Alfredo Ascensçào, Paulo Henriques e Filipe Pais de Figueiredo; - Visita exterior ao Edifí­cio de Habitaçào Colectiva (Herrera's Vilage) da autoria do Arquitecto Eduardo Souto Moura; - Visita exterior ao PER do Outeiro na Maia da autoria do Arquitecto Joào Álvaro Rocha; - Visita a 3 habitações unifamiliares na Rua Nossa Senhora da Saúde em Vermoim da autoria do Arquitecto Joào Álvaro Rocha; - Visita ao Parque Urbano dos Moutidos em Águas Santas, da autoria do Arquitecto Joào Álvaro Rocha.

 Agendar  03:00
O que posso fazer hoje?