FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Broinhas de Erva Doce

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
image title

Desfaz-se 75g de fermento com um pouco de água tépida. Juntam-se 100g de farinha e deixa-se esta mistura levedar até obter o triplo do volume. Entretanto, levam-se ao lume 5dl de água com 2 cravinhos, o pau de canela, 1 colher de chá de erva-doce e 1 colher de sopa de sal. Deixa-se ferver bem e côa-se. Peneiram-se as 400g de farinha de milho para um alguidar e escalda-se com a água em que ferveram as especiarias.
Adicionam-se 600g de açúcar, os dois ovos batidos, a massa fermentada, as 125g de manteiga derretida, e, pouco a pouco, 1,5Kg de farinha de trigo. Trabalha-se então a massa sobre a mesa, batendo-a bem, ao mesmo tempo que se juntam os fios de açafrão previamente demolhados numa colher de chá de água fria.

Depois de bem amassada, o que leva bastante tempo, põe-se a massa a levedar durante 3 a 4 horas, embrulhada num cobertor. Em seguida, divide-se a massa em bocados com cerca de 300g, e, com uma tigela enfarinhada e atirando a massa ao ar, tendem-se e colocam-se as broas num tabuleiro forrado com folhas de couve galega bem lavadas e enxutas e abundantemente polvilhadas com farinha.

Polvilham-se também as broas com farinha, tapam-se e deixam-se levedar novamente. Levam-se a cozer em forno forte. Depois de cozidas, retiram-se do tabuleiro e colocam-se sobre uma rede com a base virada para cima. Retiram-se as folhas de couve e servem-se as broas quentes.

Para comprar por encomenda

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3814 visualizações

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa