FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Exposição Arte e Património - Obras da Colecção de Arte da Câmara Municipal da Maia

exposicao_arte_e_patrimonio
Chart?chst=d map spin&chld=0
Datas
2020/05/19 a 2020/09/13

AVISO

Devido a intervenção técnica no edifício do Fórum da Maia, a exposição "Arte e Património - Obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia”, estará encerrada ao público por tempo indeterminado. Pedimos desculpa pelo incómodo e prometemos reabrir o mais breve possível.

 

Após o período de confinamento as Galerias do Fórum da Maia reabriram ao público dia 19 de maio, segunda -feira, com a exposição "Arte e Património - obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia”, que estará patente até 13 de setembro. Muitas dessas obras ou nunca foram expostas ou foram-no apenas uma vez.

Sem qualquer tipo de preconceções nem de filtros, sem rótulos incómodos e às vezes mal atribuídos, procuramos dar a conhecer ao público uma visão de diversos artistas, muitos deles da Maia, sobre o território e o património maiato.

O território, tal como folha em branco, é trabalhado pelas pessoas que, ao fazê-lo, criam aquilo a que chamamos património, seja de natureza material, seja imaterial. Essas pessoas, o povo, no sentido antropológico do termo, cria formas, transforma e interpreta visões da realidade, produz riqueza, subsiste e prospera.

Por isso esta exposição está organizada em quatro grandes núcleos, em torno de quatro grandes temas/motivos: a Praça do Município e os edifícios que foram Paços do Concelho, o centro simbólico mas também político do território; as pessoas, património tantas vezes esquecido de um território e de uma cultura, aqueles que moldam e transformam realidades; os trabalhos, tradicionais ou não, atividades que essas pessoas realizam na prossecução dos seus objetivos; o património arquitetónico como marca indelével na paisagem.

Esperamos assim mostrar como este território e as suas gentes foram afrontando o passar dos tempos e deixando marcas da sua ação na paisagem, desde uma fortíssima mancha agrícola até à força industrial e residencial, desde uma ruralidade profundamente entranhada até uma contemporaneidade perfeitamente assumida.

É a visão dos artistas sobre o evoluir e o pulsar dessa Maia que eles conheceram, conhecem e nos mostram.

Gratuito

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00, com as seguintes regras para os visitantes:

- Respeitar a limitação do número de visitantes definido pelo Fórum;
- Aguardar a autorização dos supervisores de sala para entrar em cada galeria de exposição;
- Usar máscara facial;
- Utilizar desinfectante para as mãos;
- Respeitar a distância de segurança de 2 metros entre visitantes;

Morada

terça-feira a domingo - 10:00h e as 22:00h

Telefone
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
435 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Turismo de Portugal Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa