FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Estátua do Visconde de Gueifães

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
image title

A figura de Joaquim Carlos da Silva foi primordial para a evolução da cidade da Maia. Nasceu em 1853 na freguesia de Gueifães, cresceu numa família pobre e humilde. O pai pedreiro, a mãe lavandeira, em conjunto eram seis filhos e poucos recursos financeiros.
A crise politica sentida em Portugal durante o século XIX obrigou à emigração de quatro milhões de portugueses para fora do país, sendo uma alternativa à pobreza e à instabilidade que Portugal sentia durante esta sua fase.
Joaquim Carlos da Silva foi um dos muitos portugueses que embarcou para o Brasil entre os seus 16 ou 18 anos. No Brasil casa-se como Maria da Conceição Silva que possuía várias terras e uma fazenda de café, ficando Joaquim encarregue de explorar toda a riqueza da sua esposa.
Com a vida estabilizada regressa a Portugal primeiramente para viver no Porto. Mas, depois da morte precoce da sua esposa volta para Gueifães, gastando o seu dinheiro em obras de caridade pela freguesia de Gueifães, como igrejas e escola, como sucede com a escola Príncipe da Beira.
Foi presidente da junta de freguesia de Gueifães e depois da inauguração da escola Príncipe da Beira foi-lhe atribuído o título de Visconde de Gueifães no ano de 1895.
Faleceu com 47 anos de idade no ano de 1900, mas a sua presença foi marcante para a freguesia que o viu crescer.

Esta escultura está adossada à arquitetura. Apresenta placa informativa de inauguração da escola com a seguinte registo:
Escola Principe da Beira mandada construir por Joaquim Carlos da Silva/Inaugurada com a presença de S.S. Magestades e Altezas Em 6 de Março de 1894 Abril escola para instruir o povo e sereis verdadeiros obreiros da civilização, e do progresso da sociedade.*

*Silva, Cátia Raquel - Escultura no espaço público do concelho da Maia.
Valorização e divulgação patrimonial Volume II. Porto:FLUP, 2013. Dissertação de Mestrado

Morada

Escola Príncipe da Beira
Gueifães

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3824 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa