FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Mês da Arquitetura da Maia 2021

mam21_foto_01
Chart?chst=d map spin&chld=0
Datas
2021/04/06 a 2021/05/16

A Arquitetura e a Cidade
17 projetos que marcaram a construção da Maia
[uma leitura da construção do centro da cidade da Maia a partir das arquiteturas e do discurso dos seus arquitetos]

No contexto da recente celebração dos 500 anos do Foral da Maia, o Mês da Arquitetura da Maia 2021 propõe uma narrativa, entre muitas possíveis, da construção da cidade da Maia e do seu centro.

Trata-se de uma visão configurada através de um conjunto de obras de arquitetura que, em si próprias, e através das relações que estabelecem com a cidade, são capazes de explicar ou, pelo menos, testemunhar, alguns dos principais processos da transformação urbana ocorrida, em particular, nos últimos sessenta anos.
Privilegia-se a diversidade de formas arquitetónicas e de programas, de escalas e de sistemas construtivos, mostrando a complexidade da disciplina da arquitetura e da sua prática.

Para além da arte, da técnica, dos desenhos, do virtuosismo dos autores e da obra realizada, esta exposição pretende evidenciar o processo do “fazer arquitetura” – o imenso e extraordinário labor dos que a criam e constroem, umas vezes com maior atenção mediática, outras no silêncio do anonimato. Em contínua mutação, a cidade é feita de milhões de vidas, ações, decisões, formas, materiais e vontades.

Qualquer descrição da cidade é insuficiente para a explicar. Esta é, ainda assim, uma tentativa de compreender melhor a Maia, deixando um registo para o futuro e um contributo para o discurso que cada um possa fazer da cidade que está diante de nós, e que, muitas vezes, passa despercebida.

O Mês da Arquitetura da Maia é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura, sob vereação do Doutor Mário Nuno Neves.
Assumem o comissariado do evento Nuno Antunes Lopes, arquiteto maiato licenciado e mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), responsável pela Unidade de Gestão de Projetos e Reabilitação Urbana da Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A., e Sérgio Filipe Pinto Amorim, arquiteto licenciado pela FAUP e doutorado pela Universidade Lusíada do Porto, professor universitário e investigador do CITAD e do CEAU.
O design gráfico é da autoria de Miguel Brugo Rocha.

Morada

Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco
4470-136 Maia

Telefone
Endereço Web
Horário

De terça a domingo das 10h às 22h

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
316 visualizações

Sugestões

Próximos

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Turismo de Portugal Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa