FacebookYoutubeTwitterPinterestPartilharTrip AdvisorInstagram
bem-vindo àMaia!

Biscoitos da Maia - "Biscoitos com História"

Slideshow
image title

Biscoitos com História:

A Terra da Maia nos meados do século XII corresponde, de acordo com as Inquirições Gerais efetuadas por ordem do Rei Bolonhês, ao Julgado da Maia. Antiquíssima, portanto, estendia-se desde a cidade do Porto, outrora limitada a breve espaço, até à margem esquerda do Rio Ave.

Área de grande significado político, social e militar, a Terra da Maia foi berço dos Mendes da Maia, poderosos caudilhos regionais “portugalenses”, que juntamente com o primeiro Rei devem justamente ser considerados como co-fundadores duma nacionalidade politicamente autónoma no Ocidente da Ibéria: Portugal.

Os Biscoitos da Maia, de mais que provável origem conventual, evocam, nas suas formas mais utilizadas – a espada e o escudo – a figura de Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, patrono da Terra da Maia, guerreiro de lendários feitos, braço direito do rei D. Afonso Henriques na Reconquista.

Esta iguaria, de grande valor simbólico, constitui um doce encontro entre a história e a lenda. Deguste-os e participe neste momento mágico de evocação de um dos maiores maiatos – Gonçalo Mendes da Maia.

Ingredientes:

- 1 Clara de Ovo
-
100g de Açúcar
-
100g de Margarina
-
200g de Farinha com Fermento
-
Açúcar em Pó q.b.

Preparação:

Bate-se 1 clara de ovo com 100g de açúcar até ligar, juntam-se 100g de margarina derretida, 200g de farinha com fermento, amassa-se e logo que a massa descole das mãos, tendem-se os biscoitos. Vão a cozer ao forno, em tabuleiros untados com margarina e polvilhados com farinha. Depois de cozidos, passam-se por calda de açúcar em ponto de pasta.

 

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
6975 visualizações

Sugestões

Navegar
Contactos
Maia Welcome Center
Parque Central da Maia
Rua Simão Bolívar
1º Piso - Loja 19
Tel 22 944 47 32
E-mail turismo@cm-maia.pt
powered by Wiremaze
CM Maia Portal da Cultura Turismo Porto e Norte Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa